terça-feira, 5 de outubro de 2010

Blog "Falha de São Paulo" é Censurado!!





SÃO PAULO - O jornal Folha de S.Paulo conseguiu na Justiça uma liminar a fim de retirar do ar o blog “Falha de S.Paulo” (falhadespaulo.com.br), que fazia criticas bem humoradas à publicação.
Concedida pelo juiz Núncio Theophilo Neto, da  29ª Vara Cível de São Paulo, a liminar ordena que o blog saia do ar sob pena de multa de 1 000 reais ao dia em caso de não cumprimento da ordem.

Segundo a liminar, o jornal entrou com o pedido alegando "uso indevido da marca". Além de fazer piadas com o jornal, o “Falha de S.Paulo” também copiava a mesma tipografia da publicação, o que lhe atribuía visual bastante semelhante ao original.
Criado pelo jornalista Lino Ito Bocchini e por seu irmão Mário Ito Bocchini, o “Falha de S.Paulo” entrou no ar há duas semanas a fim de acompanhar e ironizar a cobertura do jornal durante as eleições. No espaço eram publicadas montagens fotográficas, fotos com balão de fala, além de reproduções de matérias da Folha. 
Segundo Lino Bochini, a acusação de uso indevido da marca não condiz com o conteúdo publicado no espaço. “Isso não faz o menor sentido, não estávamos ganhando dinheiro com o blog ou algo assim. Era claramente uma paródia, como, por exemplo, o que o José Simão faz todo dia no jornal”, diz ele.
Em comunicado publicado no espaço, os autores disseram que pretendem acatar a decisão. “Senhores proprietários e advogados da Folha, podem ficar tranquilos. Todos merecem liberdade de imprensa, menos quem não é da sua turma. E, como ao contrário de vocês, respeitamos as instituições e a democracia, vamos cumprir a ordem judicial”, encerra a nota. O endereço saiu do ar na noite do domingo (03).

Um comentário: